quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Tipo exportação

Dono de uma perna esquerda habilidosa e um chute poderoso, Murilo fazia chover nas aula de educação física. Mesmo na oitava série ele jogava com a rapaziada mais velha e se saia muito bem. Gostava de aulas de português e matemática, tinha pavor de pagode, porém adorava ouvir samba antigo. Cartola, por influência do tio Neco, era o seu musico preferido, mas o que Murilo mais gostava mesmo era de jogar futebol.

Apesar de ser um dos melhores do time da escola, nunca tentou a sorte em algum clube. Tinha preguiça de cumprir os horários dos treinos. Queria ser professor de educação física, ainda mais depois que viu quase que sem querer, que a garotinha ruiva escreveu o nome do professor e o dela na capa do caderno. Isso o deixou bastante decepcionado, mas ele ainda tinha esperanças de conquistar a garotinha ruiva.

Numa bela tarde de novembro Murilo estava jogando futebol com os primos na casa da Vó Paula. Nesta mesma tarde a Vó Paula recebeu a visita de um casal espanhol que ela tinha conhecido na Copa do Mundo na Coréia em 2002. Raul que como a maioria dos estrangeiros no Brasil, ficou apaixonado pelo povo e pela cultura brasileira. Ficou admirado com a habilidade do garoto que jogava bola com os primos no campo improvisado no jardim da Vó Paula.

Na hora do almoço Raul meio sem jeito perguntou para a Vó Paula se o garoto jogava em algum clube. Ela respondeu que não pois o garoto queria ser professor de educação física. O espanhol ficou impressionado mais uma vez como garoto, achou nobre o Murilo querer ser professor. E como quem não quer nada ofereceu-se a levar o garoto para a Espanha para ele estudar por lá. Disse que seria uma ótima oportunidade para ele aprender outra língua, outros costumes e ainda ter acesso à cultura européia.

A mãe do Murilo, Bia, foi a favor, pois queria até ir junto para acompanhá-lo na sua estada na Espanha. O pai, Seu Jair não quis nem ouvir falar em ir para a Europa, já no começo da conversa disse que não e pronto. Num primeiro instante Raul se deu por vencido, mas não desistiu da idéia de levar Murilo para a Europa. Tanto que de tempos em tempos vinha ao Brasil e visitava a Vó Paula e sempre perguntava sobre o neto bom de bola. Vó Paula certa vez decidiu dar uma forcinha para que o garoto fosse estudar fora do Brasil.

Depois de muito insistir Vó Paula convenceu Jair e a filha Bia em deixar o garoto ir para a Europa. Mas o Seu Jair tinha uma condição, como não estava com uma situação financeira muito tranqüila. Decidiu que Murilo só iria para a Espanha se a família fosse junto. Numa ligação para a Vó Paula, Raul disse que se soubesse tinha feito essa proposta já na primeira vez. Ele tinha um restaurante e como o Seu Jair era cozinheiro em um Hotel a proposta caiu como uma luva.

Mas ninguém tinha se dado conta de uma coisa. O que Murilo achava de toda essa história de morar em outro país, de estudar com colegas que não falam a língua dele enfim dessa mudança toda que estava acontecendo por ele ter talento nos pés. Porém não teve jeito, os pais arrumaram mudança, Raul providenciou o apartamento e o colégio para Murilo, mais o trabalho para o Seu Jair. Bia pintava quadros e dava aula de piano, no começo ficou pintando seus quadros agora com paisagens diferentes.

Depois de dois anos na Espanha, Seu Jair vai muito bem no restaurante de Raul, como cozinheiro chefe. Bia dá aulas de piano e continua a pintar seus quadros. Murilo se destacou no time da escola e foi jogar nas categorias de base do Atlético de Madrid. Se naturalizou espanhol e jogará pela seleção espanhola em breve. E o Brasil perdeu mais um jogador, mas esse antes de aparecer em um clube brasileiro.

Nenhum comentário: