segunda-feira, 21 de maio de 2007

O Furo

Existem coisas que acontecem e mudam pra sempre nossa vida. E olha nem precisam ser aquelas coisas grandes, como um acidente de carro ou uma morte na família. São as coisas pequenas, aparentemente insignificantes, que fazem toda a diferença.

Não se preocupe. Não é auto-ajuda. Vai ser só um breve relato.
Ok. Vejamos: coisas pequenas são até piores. Claro! Elas acontecem e a gente não dá bola. Elas surgem do nada e a gente nem percebe, nem presta atenção. Mas lá no fim, no ápice do acontecimento, no êxtase de tudo, no clímax da história, no punctum da fotografia, no cheiro do ralo, no... Enfim, no final é esse pequeno incidente que define se sim ou se não.

Lembra daquela ligação que não deu tempo de atender porque você estava no banheiro, lavando o rosto? Ou daquele código de barras da pasta de dentes que você esqueceu de mandar para o Faustão? Sei lá, Freud explica. São escolhas – ou, às vezes, não – que mudam um pouquinhozinho a rota dos acontecimentos. Não fique frustrado, acontece com todo mundo. Ora, podia ser seu dia de sorte. Podia ser a ligação do Roberto Justus, querendo te contratar.
Mas não foi o acaso que me fez comentar esse assunto. Freud explica.

Outro dia aconteceu algo que mudou minha vida.Na hora eu não percebi, afinal foi algo tão pequeno. Um acontecimento ínfimo, reles, diminuto, mas que ontem cheguei à conclusão de que foi o ponto crucial de toda a história. Dá até raiva de lembrar que era só aquilo, que um furinho mudaria minha vida.

Isso mesmo, um furo. Um mísero furo numa camiseta que sequer era minha. Um furo de mais ou menos um centímetro de diâmetro, quase que na altura do pescoço, perto da axila esquerda.
Eu olhei  e pensei "ora, um furo, e daí". Achei que fosse apenas um lapso de atenção, ou então que ela se enroscou no alambrado durante a aula de educação física. Ou até que ela ainda nem soubesse que aquele furo estava lá, senão o teria escondido. Mas não.

Na outra semana eu voltei e ele estava lá. O furo, o mesmo furo, no mesmo lugar, na mesma camiseta. E ela? Na maior naturalidade. Um furinho, na altura do peito, meio que sobre o coração. O que isso mudou minha vida? Ora, um furo, e ela nem liga.

Exatamente.

Exatamente!

Um furo, na camiseta, e ela nem liga! Quer coisa melhor? Um furo, que todo mundo vê e não tem escapatória. Um furo que é até bonitinho, mas não deixa de ser um furo. Enfim, ela usa camiseta furada. ELA USA CAMISETA FURADA!

Eu só poderia adorar esse fato. Ela caiu do pedestal. Ela é normal, como eu. Ela usa camiseta com furo. Ela deve dormir com o pijama velho só porque está sem elástico, como eu. Ela é normal. Eu sou normal. Somos o casal perfeito.

Ela...

Ah!

Nenhum comentário: