sexta-feira, 27 de abril de 2007

Tobias, o marketeiro

- Pára! Pára tudo! Seguranças!
O narrador se esgoelava mas não conseguia conter a balbúrdia. Um corre-corre, um empurra-empurra, pessoas se xingando, copos voando sobre as cabeças. Tudo por causa de um pequeno desentendimento na arena. Os competidores ainda discutiam:
- Você apertou minhas bolas, cara!
- Foi você que puxou meu cabelo primeiro.
Na platéia, urros e gritos desafinados. Algumas pequenas brigas iniciando aqui e acolá. Os guardas tiveram que intervir com seus cacetetes e sprays de pimenta. Socos, pontapés, voadoras, tacapes. Virou uma verdadeira batalha. Já não se sabia quem torcia para quem, brigavam só por brigar. Na taverna anexa, o pessoal animado via tudo pela tela:
- Olha lá aquele baixinho com a cadeira na mão! Vai dar na cabeça da velha... Ai! – sentia um beberrão.
E o garçom:
- Isso tá uma bagunça mesmo. Vai mais um drinque?
O bar continuava enchendo. Transeuntes que circulavam pela região se amontoaram em frente aos telões para assistir, não mais à partida, e sim ao confronto entre torcidas. Pediam drinques e petiscos.
- Isso tá divertido! Parece Telecatch. – dizia um, que acabara de chegar.
- É mesmo! Olha esse golpe – apontando para o canto da tela –, igual o Apolo Colombiano. Toma uma cerveja?
Seguiu assim. Amizades se fazendo, o pessoal se divertindo e o bar lucrando. Havia mais gente no anexo do que no próprio salão. Tinha gente que chegava e nem sabia do que se tratava o campeonato.
- Vim por causa da luta. Uma amiga disse que tá aqui e me ligou convidando, só que eu não achei ela ainda. Mas quanto é o uísque com energético?
Passado meia hora – a platéia ainda se esbofeteando na TV – a turma no bar já nem olhava mais para o telão. Estavam todos conversando, as mesas lotadas, os garçons trabalhando a todo vapor. Em um canto iniciou-se uma mesa de truco, em outro um casal recém formado se beijava enlouquecidamente. Iniciou-se, até, uma briga entre bêbados que os experientes seguranças logo contiveram.
Então Tobias, o dono do bar, trocou o DVD das lutas por um do Guns'n'roses.

Nenhum comentário: