quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Devagar, devagarinho

Existe coisa mais irritante no trânsito do aqueles fanfarrões que andam não-sei-quantos metros a 2 km/h para só então frear definitivamente? Tá bom, existe, eu sei. Muitas coisas, inclusive. Mas o cronista aqui sou eu e hoje é sobre estes barbeiros que quero falar. Um bando de desocupados que se acham donos de uma faixa inteira na rua.
Você vê aquele sinaleiro fechado a mais de trinta metros e pensa "oba!, vou descansar o maldito pé direito". Visualiza-se parado próximo à faixa de pedestres, postando devidamente as mãos na cabeça e relaxado até que o bendito sinal fique verde. O pé esquerdo de lado, o direito, quando muito, pisando suavemente o freio. Mas eis que no meio do caminho para a redenção você encontra um desgraçado que começa a frear uma quadra antes do semáforo. Vai freando, frando até chegar na menor velocidade possível – e você atrás, puto da cara.
Acho que 99,9% dos motoristas fazem isso (menos eu, portanto). Não há um farol onde este que vos escreve não encontre pela frente um chato desses. Será que as pessoas não entendem que sinaleiro é uma coisa extremamente chata, feia e burra, donde todo o tempo que for preciso esperar até que a luz verde acenda deve ser aproveitado ao máximo? Seja para descansar, seja para botar os óculos escuros, seja para trocar o cd... Tudo!, qualquer coisa menos andar como tílburis até a faixa de pedestres, acelerando na menor velocidade que um veículo automotor possa andar.
Tenho vontade de ir dando cutucos atrás (sem trocadilho) do carro da frente, como no vídeo game. Umas batidinhas de leve, que não amassam nem riscam, só para o cara se espertar. Não precisa acelerar até próximo ao sinal, basta frear de vez. Basta parar o carro, po. Freie no meio da quadra, mas não me vá devagar-quase-parando porque isso é a maior perda de tempo que existe.
Pior é quando o sinaleiro fica no fim de uma ladeira. Parece contagiante. Olha-se para os lados e todos estão a 2km/h. Eu devo estar muito equivocado, meu deus, não é possível.

Nenhum comentário: