sexta-feira, 7 de março de 2008

Viaje o Mundo com a FCC

- Mas o Brasil é um lugar do mundo, não é?
- É, sim senhor. Mas a promoção que o senhor ganhou dá direito a uma passagem internacional, e não nacional.
- Pois não. Mas no panfleto dizia que se eu ganhasse teria direito de ir para qualquer lugar do mundo.
- Ok, senhor. Isso significa que o senhor pode escolher uma passagem de ida e volta com acompanhante e tudo pago para qualquer lugar do mundo. Paris, Roma, Berlim, Praga...
- O Brasil é um lugar do mundo!
- É sim, senhor, só que a promoção que o senhor ganhou só dá direito a viagens internacionais.
- Chamava-se "Viaje o Mundo com a FCC", não é?
- Sim, senhor.
- Pois então eu quero ir para Salvador. Eu ganhei, eu escolho.
- Sim, senhor. Mas para ir a Salvador o senhor teria que ter ganhado na promoção "Viaje o Brasil com a FCC". A sua promoção só dá direito a viagens internacionais.
- Mas de que me adianta conhecer o resto do mundo se nem meu país eu conheço?
- Pense bem, senhor. O senhor terá a chance de ir para os países mais ricos do mundo, conhecer outras culturas, aperfeiçoar idiomas...
- Nenhum país é mais rico do que o Brasil. A riqueza não é apenas o dinheiro. E eu não conheço a cultura da Bahia. Além do mais, nem o português eu sei falar direito!
- Seria um desperdício do seu tempo e do nosso dinheiro ir para Salvador ao invés de Nova Iorque.
- Desperdício? Você está querendo dizer que conhecer o meu país é perda de tempo?
- Não foi isso que eu quis dizer, senhor. O senhor precisa entender que ganhou uma promoção dos sonhos de qualquer pessoa. Conhecer qualquer lugar do mundo, não é formidável?
- Excelente! Eu quero conhecer o Brasil.
- Eu já lhe expliquei, senhor: essa promoção só lhe dá direito a viagens internacionais. Que tal ir para Sidney? Conhecer os cangurus, a Opera House...
- A senhora já viu uma anta?
- O senhor está me ofendendo.
- Não é isso. Eu falo da anta mesmo, o animal. O maior mamífero do Brasil.
- Não, senhor. Nunca vi.
- Então para que conhecer um canguru? As pessoas não olham nem para o seu próprio quintal!
- Mas, senhor, a questão agora não é essa...
- A questão é essa sim! A construção da identidade nacional. O Brasil é muito lindo, porém desunido. Somos recebidos em outros estados como estrangeiros. Estrangeiros na própria terra... Quanta canalhice.
- Desculpa, senhor, mas eu recebi ordens para te ligar e combinar os detalhes da sua viagem. Infelizmente só posso te oferecer viagens internacionais.
- Então vamos fazer assim: eu vou de ônibus para a Argentina e de lá pego um avião para Salvador. Ok?
- Não sei te responder, senhor. Aguarde um minuto que vou estar te transferindo para o setor responsável.

*****

Parto hoje para Fortaleza-CE. Coisas novas deste que vos escreve só a partir do dia 17 próximo. Prometo voltar com a mente limpa de preocupações.

Os dilemas continuarão, mas a iminência do suicídio cessará por uns tempos.

Nenhum comentário: