quarta-feira, 7 de maio de 2008

Política, esta mer... cadoria

O que mais me assustou nos últimos dias foi ter sido chamado de sujeito político. Ah não, meu caro, me inclua fora dessa. Política é para caras mal-intencionados ou atores sociais. Fujo dela como um cachorro foge da cinta, por mais inacreditável que aparente ser.

Infelizmente entendo de política. Não gostaria, mas entendo. Faz parte da minha (futura) profissão, está por todos os lados e, além do mais, adoro dar pitacos naquelas desfundamentadas discussões barísticas. Meu voto é um direito que não exerço às escuras, mas adoraria fazê-lo. A democracia precisa de pessoas como eu, alheias a tudo e satisfeitas com qualquer coisa. Se todos fossem participativos, reclamadores e reivindicadores, não haveria tempo para a evolução. As coisas só andam após a discussão de alguns, a tomada de um consenso geral e a aplicação do resultado disso tudo na sociedade. Quanto menos gente para discutir, melhor e mais rapidamente as soluções serão tomadas.

Pode parecer infantil, ignorante e inocente da minha parte, mas confio plenamente naqueles que estão lá para discutir o meu, o seu e o nosso futuro. Não nos políticos, nunca nos políticos! Eles podem ser boas pessoas – e na grande maioria o são –, mas quando assumem seu personagem diante do palanque se transformam em faustos maquiavélicos e cruéis. São egoístas e não os culpo: é da natureza humana sê-lo, algo puramente instintivo. Eu confio é naqueles seres engajados que vão até Brasília queimar pneus na frente da Esplanadas dos Ministérios; naqueles idealistas que se candidatam vereadores por um partido minúsculo e tentam mudar a forma de governar durante seus cinco segundos de inserção no horário político; naqueles bebuns que seguram placas escrito "desisto" em meio a passeatas contra a emenda três. Pode parecer pouco, mas é muito mais do que eu sou capaz (e, sinceramente, tenho vontade) de fazer.

Engraçado é que só o fato de expressar minha opinião num espaço público já consiste em um ato político. Se alguém ler isso aqui e se convencer de precisamos de seres coadjuvantes politicamente, já terei mobilizado alguma massa e isso é, por definição, política. É o que já disse anteriormente: não há como escapar, ela está por todos os lados, te pressionando, te influenciando, te manipulando. É só olhar para os lados para se dar conta de que até você pode fazer, basta ter vontade.

Nenhum comentário: