domingo, 10 de setembro de 2006

Atrasar dez minutos é o mesmo que meia hora

Acordar cedo é algo que realmente exige paciência e dedicação, todos os dia de segunda a sexta é a mesma luta. O celular com aquela musiquinha mais chata que de dez em dez minutos me azucrina, e a televisão com um volume alto, também programada para ligar cedinho.
Agora quando a celular está sem bateria, e por forças do além a televisão por algum motivo desconhecido deixa de me acordar. É certeza que vou ter um dia daqueles, sei que vou sair correndo e vou esquecer de alguma coisa importante, sair do portão e ter que voltar porque esqueci as chaves, esqueço a carteira e assim por diante.
Mas dessa vez eu me recusei a sair correndo, quando saio correndo sempre da algo errado.Levantei meia hora atrasado e fui tomar meu banho tranqüilão.Tomei café numa boa, dei uma olhadinha no Bom Dia Brasil e sai tranqüilamente.
Na rua uma vizinha que tinha ido levar o filho na escola me pergunta, “atrasado hoje?”. Numa fração de segundo penso em uma resposta bem mal-educada, mas só respondo que sim. Chego no ponto do coletivo, “tchans”, o bonde passa e eu fiquei um pouco bolado. Sem crise, entro na banca de jornal, compro umas balas e um gibi do Homem-Aranha.
Talvez pelo horário o trânsito fluiu mais rápido que o normal, diminuindo um pouco o tempo do meu atraso.
Quase chegando no trabalho vou pensando na bronca da “Chefa”. Sei que é clichê, mas quando eu chegava cedo ela não tava lá e quando eu chegava cinco minutos mais tarde sempre ela tinha chego uns dez minutos antes. Meu atraso era de vinte minutos, quando eu vou abrir a porta, ela a “Chefa” abre aporta como se estivesse me esperando. Já esperando o “blábláblá” ela me diz bom dia, e diz que só tava dando uma olhada na rua. Quando eu arrumava as minhas coisas na mesa achando que não teria que ouvir aquela “missa” ela chega de mansinho e começa o falatório: “... e se tem algum cliente que vem cedo aqui e não tem ninguém pra atender bláblá...”.
Dessa vez eu nem me importei porque ela tinha alguma razão, mas me preocupei muito menos do que quando eu saia correndo e chegava dois minutos atrasado e ouvia o mesmo discurso. No final da tarde disse isso a ela. E ela ficou meio sem jeito e disse que tudo bem, que ela mesma sabia que falava demais.Depois disso parei de atropelar a coisas que tenho que fazer no dia.

Nenhum comentário: