quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Seu Celular e o Mp3

Para os apaixonados por músicas como eu, estes celulares com mp3 são o topo da cadeia alimentar. Não porque eles têm players ultra-modernos ou fones de ouvido que anulam ruídos externos e o escambau; isso é um mero atrativo a mais, apenas mais texto para as propagandas. Bons eles são simplesmente pelo fato de rodar o bom e velho mp3. Explico.

O player pode até ser útil, numa viagem ou quando seu vizinho de mesa insiste em botar o rádio-relógio do departamento naquela rádio evangélica, mas ele não substitui de jeito nenhum um tocador de mp3 propriamente dito. Os mp3 players já são feitos para isso – e muito mais bem-feitos, diga-se, até porque não precisam se preocupar com agenda de endereços, calculadora e jogo da cobrinha (ou pelo menos, penso eu, não deveriam).

Fato é que o grande atrativo dos celulares que rodam o mp3 é que se pode usar suas músicas preferidas nas funções do aparelho. Botar aquele seu funk predileto como toque quando uma amiga liga, de alerta de mensagem ou até mesmo despertador é uma maravilha – mas é bem aí que mora o perigo.

Colocar sua música preferida como despertador pode ser um grande tiro no pé. Sim, acordar é a pior hora do dia! Ou você acha que odiava aquele pipipi dos rádio-relógios antigos só porque era um barulho irritante? Poderia ser um cântico dos anjos que mesmo assim você odiaria. Há quem odeie até a própria mãe quando ela por ventura inventa de acordá-lo.

Eu, por exemplo, pus outro dia a música La Cumparsita, do Gerardo Matos Rodriguez, numa das suas tantas versões, como toque de despertador. Essa empre foi uma canção top 10 do meu iTunes. O que aconteceu então? Agora eu mais que odeio a dita-cuja. Não posso sequer ouvir o primeiro ré da partitura que tenho calafrios.

Moral da história: voltei para o ruim e sempre odiado pipipi dos velhos rádios-relógios. Sim, é melhor acordar com aquele barulho irritante – e que sempre foi irritante – do que passar a odiar os grandes clássicos. Mp3 no celular, agora, só para toques personalizados e alertas de mensagem. E olhe lá.

Nenhum comentário: